Pesquisar este blog

sábado, 14 de julho de 2012

The king of Pinstriping!!!!!!

KUSTOM KULTURE
"Um Hot somente será um Hot se houver pinstriping nele!"
 
Von Dutc    Kenny Howard - Von Dutch
_
O Holandês ( Von Dutch) como era conhecido nasceu em 1929, filho de um pintor de painéis e letrista,  com apenas 10 anos de idade já realizava desenhos e escritos com maestria. Aos 15 anos de idade foi trabalhar em uma loja de motocicletas Al Titus, de George Beerup. Certo dia, levou uma motocicleta para casa e lá com os pincéis do pai decorou a moto. Ao trazê-la à oficina o Sr. George viu que poderia ganhar dinheiro com isso e promoveu Von Dutch para a pintura de motos. Durante esta época fez também trabalhos para a fabricante de armas Smith. Os carros nesta época apenas recebiam alguns acabamento finais de frisos, pintados a mão, sendo que o último carro personalizado em linha, artesanalmente, foi em 1938 pela General Motors. A Triumph e Rolls Royce mantiveram seus artesões da personalização e acabamento de pintura em seus produtos.

crédito imagem: Filme "Tales of Rat Fink"
O primeiro carro a receber a pintura em Pinstriping veio por acidente (um dia daqueles em que dizemos "não deveríamos ter levantado hoje"), Von Dutch estava muito irritado e precisava desabafar, extravasar, relaxar, pegou um carro e começou  a pintar com traçaos sem formação específica. Quando terminou, o proprietário do carro viu aqueles "rabiscos" e achou fantástico. E assim chegou o amigo do amigo, do amigo, do amigo....e toda a costa oeste estava tendo seus carros personalizados por Von Dutch. Na década de 50, marcou toda uma geração com seus pinstripes e até hoje é admirado por todos que praticam, desenvolvem e curtem esta cultura.
            Von Dutch foi o primeiro a customizar carros com a técnica do pinstriping, era um gênio, morava literalmente em um ônibus onde desenvolvia seus trabalhos.  

ônibus "casa" de Von Dutch
Von Dutch nunca ganhou dinheiro com sua arte de pinstriping, aliás detestava dinheiro. Diferentemente já Ed Roth quando olhou a possibilidade de ganhar dinheiro com isso, o resultado vocês já sabem.
"Eu faço questão de ficar à direita na ponte da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e apenas o par de botas que são os únicos que eu tenho. Eu não tenho nenhum outro para colocar no meu pé. Eu não gasto dinheiro com coisas desnecessárias, então eu não preciso ter um monte de dinheiro. Eu não preciso dele. Continuar pobre me faz bem. Eu gosto disso!. Acredito ser meu destino. Na vida há vários desafios, e se você se preocupar em ganhar só dinheiro, você não supera estes desafios. Ele só torna mais complicado. Se você se mantém pobre, a vida é simples."  Kenny "Von Dutch" Howard
Dentre seus legados artísticos temos a sua logomarca olho voando (Flying Eyeball).
_
_
créditos de  imagens relacionadas a Von Dutch: http://www.vondutchkustomcycles.com

            O Holandês morreu em 1992 de complicações alcoólicas. Após sua morte, suas filhas venderam seu nome para uma indústria de confecção que detém a marca Von Dutch comercializando produtos ligados a área por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário